Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/1993b0842c4dacae3bedd6cdc2f31ea5.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/921a62591443af910a3b3c531b9daf57.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/2670b760123798e217a0ca4708d105b3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/e0abc8037c9f4f71a8554f0d870ec5bd.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/25d1df4203561faa7205e833e4815a15.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/034f9f2761de1b4f49825a6793ce6dd5.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/db1ec04db8e07ecb9b33c52b2e48b8c9.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/2e73b577229057a4e1b1f5b116b356cb.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/d29e4c3883e3da42ad0face4fb0af151.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/62617e6b5b1ada83b461fa8af6521909.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/69bf91e069111910428392692502dc31.jpg
Governo mantém elevação de tarifas a carro elétrico e renova cota zero
Camex prevê US$ 463 mi em importações sem imposto por seis meses
Agência Brasil - Por Wellton Máximo
Publicado em 24/06/2026 08:29
Econômica
© José Cruz/Agência Brasil

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. O órgão, no entanto, aprovou a recriação de uma cota de importação com alíquota zero para modelos desmontados e semidesmontados.

A medida terá validade por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano e contempla um limite de US$ 463 milhões em veículos nos regimes CKD e SKD, que permitem a montagem final dos automóveis no Brasil.

Tarifas chegam a 35%

Segundo o Gecex, os veículos eletrificados semidesmontados (SKD) terão a tarifa de importação elevada para 35% a partir de julho. Já os modelos desmontados (CKD) continuarão com alíquota de 14% até o fim de 2026, passando também para 35% em janeiro de 2027.

A cota adicional com imposto zerado terá o mesmo valor do mecanismo que vigorou até janeiro deste ano. Acima do limite autorizado, continuam valendo as tarifas previstas no cronograma oficial.

A decisão não inclui veículos eletrificados totalmente montados, que seguem sujeitos às regras de tributação estabelecidas.

Governo defende transição

Em comunicado, o Gecex afirmou que a medida busca alinhar a política comercial a iniciativas voltadas à renovação da frota, incentivo à inovação e redução das emissões de carbono no setor automotivo.

O órgão destacou que os veículos eletrificados contribuem para a descarbonização da cadeia automotiva brasileira e para a adoção de tecnologias mais sustentáveis.

Indústria critica decisão

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reagiu negativamente à medida e afirmou ver a decisão com “grande preocupação”.

A entidade declarou que a manutenção das cotas de importação com alíquota zero pode prejudicar fabricantes instalados no país, trabalhadores e empresas nacionais de autopeças.

Segundo a associação, manifestações de sindicatos, entidades empresariais e representantes da indústria apontaram impactos negativos sobre a produção local.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Agência Brasil.
Comentários